Foi no dia 23 de março de 2004, em uma terça-feira que não esqueço, pois mudou grande parte da minha vida, que recebi o convite para ser coordenador do Ministério de Música e Artes da RP2 (região pastoral 2, que engloba as cidades de Américo Brasiliense, Araraquara, Gavião Peixoto, Motuca, Rincão e Santa Lúcia). Nesta época, tudo tinha outro nome... Os ministérios eram chamados de secretarias. O que hoje chamamos de “Ministério de Música e Artes” antes era “Secretaria Davi”; já a região pastoral 2 era chamada de RE2, região episcopal.
| Algumas pessoas ainda não sabem e/ou não conhecem os ministérios que existem dentro da RCC (Renovação Carismática Católica). Para cada um deles há um coordenador (no total são 15): cura e libertação, pregação, intercessão, música e artes, jovens, comunicação social, crianças, famílias, fé e polícia, promoção humana, religiosas e consagradas, sacerdotes, seminaristas, universidades renovadas e formação.
Em cada ministério existe um coordenador nacional, estadual, diocesano e regional. Eu, como coordenador regional, buscava uma comunhão com os outros coordenadores “acima” de mim (nacional, estadual e diocesano) para ajudar na formação técnica e espiritual dos artistas da RP2. Sendo assim, o Ministério de Música e Artes é a reunião das expressões artísticas que temos dentro da RCC: música, dança, teatro, artes plásticas, etc. Este ministério fornece subsídios e formação para aqueles que estão trabalhando com a música, com o teatro, e com estas outras expressões dentro dos grupos de oração e/ou outras atividades da Igreja.
Em nossa região, atuando em nossas comunidades, ainda não temos todos estes 15 ministérios que existem na RCC Brasil, mas muitos deles já existem e estão em perfeito andamento. |
Quando assumi, então, a coordenação regional, senti que Deus queria algo novo para nossa cidade e região. Começamos a fazer encontros mensais de formação, trouxemos vários shows católicos e eventos para nossa cidade, entre eles o mega show Enredados, com Adriana, Martín Valverde (México), Ricardo Sá, Migueli (Espanha), Ziza Fernandes e Eugenio Jorge, dois shows com o cantor e compositor Cosme, do Rio de Janeiro, fizemos cinco “barzinhos de Jesus”, que chamamos de “Louvar-Te”, e fizemos dois grandes retiros de formação específicos para os artistas, o primeiro com o Come e o segundo com o Luiz Carvalho, fundador da comunidade Recado e que, na época, era coordenador NACIONAL do Ministério de Música e Artes da RCC. Isso sem contar a participação em peso dos grupos que faziam parte deste ministério nos retiros de carnaval, retiros de férias, experiências de oração, encontros de coordenadores e núcleos, encontros de carismas e aprofundamento, etc... Que tempo bom, hein?!
Pois é... Como diz o ditado, ”tudo o que é bom, dura pouco”! Mas nem foi tão pouco, vendo que na maioria dos casos de coordenação nacional, regional e diocesana, há uma troca geralmente a cada dois anos. Para tudo andar, é preciso ser renovado de vez em quando. É uma coordenação e não um reinado! É claro que toda regra tem sua exceção. E, se o time está ganhando, não mudamos muito! Mas em alguns casos, a troca é visivelmente necessária.
Aprendi muito. Fiquei mais maduro na fé. Aprendi a orar de formas diferentes e a ver a vida com outras cores e formas. Meu alicerce na Igreja se deve a este tempo junto à RCC. Cresci demais na maturidade da minha religiosidade. Agradeço ao Odilo Rios e ao Antonio Soarde (Botinha), coordenadores regionais da RCC da RP2 na época em que assumi. Odilo, obrigado por até hoje me acolher como filho e por acreditar na minha missão. Nunca esquecerei a fórmula “mágica” que nos ensinou: louvor + perdão = cura. Fantástico! Obrigado por ser seta de Deus na minha vida e na vida do Canal da Graça em momentos de deserto e crescimento. Silvinho Zabisky (que foi coordenador da “Secretaria Davi” por 2 anos e me passou o cajado em 2004), obrigado por enxergar, pelos olhos de Deus, uma obra em mim e em meu ministério!
Bom... Como você deve acompanhar, meus compromissos como leigo missionário através da Banda Canal da Graça aumentaram demais, graças a Deus, e não vou conseguir dar conta de tudo. Creio que é melhor os coordenadores da RCC escolherem alguém que possa dar 100% ao ministério de música e artes ao contrário de eu me doar apenas pela metade ou até menos. Há mais de seis meses venho orando em cima desta decisão e creio que, mais do que nunca, esta é a hora. Eu poderia insistir em ficar no “cargo”, como vejo acontecer demais por aí, em vários “reinados”, mas prefiro abrir o novo de Deus, tanto em meu ministério como no ministério das artes. Agora é hora da Banda Canal da Graça, junto comigo, coordenador, redobrar nossas orações e continuarmos na busca do que Deus quer de nossa missão. |
|
Exigir o sacrifício de Isaac a Abraão era a ocasião, e não a razão em si... Aquela ocasião (sacrificar Isaac) tinha como razão de ser, Deus levar Abrãao a contemplar até que ponto iria sua fé em Deus. Deus bem sabia até onde Abraão podia ir, Deus não queria saber se Abraão seria ou não capaz de obedecer. Ele sabia que seria capaz, mas Deus queria mostrar a Abraão até onde iria na fé... Agora nós também precisamos sacrificar alguns Isaacs para, no monte, contemplar os planos de Deus! Um dos meus Isaacs foi esta coordenação. Não sei qual será o Isaac dos outros membros do Canal da Graça, mas todos terão que ofertar para serem capazes de contemplar a razão de ser do ministério...
Por essa razão, acredito de olhos fechados na passagem que Jesus me deu no ato de minha posse de coordenador, quando assumi, em 2004, a “Secretaria Davi”:
I Reis 3, 7 – 9: “Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?”
Esta palavra foi uma profecia para aquela época. E aconteceu! Também é para agora e para o futuro. Basta que nos deixemos ser levados por Deus.
Obrigado à Dalvinha e ao Odair, atual coordenadora da RCC da RP2 e vice, respectivamente, por entenderem meu pedido feito no dia 13 de outubro de 2009. Depois de explicada toda a minha situação e o discernimento acima, souberam que estou disposto a ajudar em tudo o que precisarem até um novo coordenador ser escolhido e também, se necessário for, minha presença, auxiliando como vice.
Meu muito obrigado também a todos os que fizeram o Ministério de Música e Artes crescer junto com nossa região e sempre ajudaram nos encontros, reuniões e formações: Silvinha, Vilma, Gustavo Rios, Gustavo “Nabu”, Luciana, Lidiane, Enrico, Patrícia, Mônica, Débora, Giselle Couto, Alex, Gisele (do Alex... rs), Fabiano, Teresa, Hélcio, Maristela, Nivaldo, Sônia, Dona Iraci, todos os membros dos ministérios Nova Unção, Luz das Nações, Novo Pentecostes, Adoradores de Deus, AMI, e Canal da Graça. Desculpe-me se esqueci de alguém... Coloque seu nome a seguir: __________________ . =) Graças a Deus sempre tivemos grandes servos e amigos que ajudaram em tudo! Obrigado, Senhor, por sua fidelidade!
A você, artista católico da nossa região, que esteve envolvido em algum evento em que eu estava na coordenação, muito obrigado! Se você participou apenas de algumas formações ou retiros, obrigado! Se você não participou de nada porque sabia que ainda não era o momento propício, obrigado também!
Não estou saindo da RCC. Não estou saindo do conselho da RCC. A RCC foi o berço da minha missão e do meu ministério. Não posso perder minhas origens. Apenas trilho, agora o caminho que Deus está escolhendo pra minha vida: um novo tempo!
Santa Cecília, rogai por nós! Rafael de Angeli rafael@canaldagraca.com.br Coordenador e vocalista da Banda Canal da Graça |