| “Então é Natal... E o que você fez? O ano termina e nasce outra vez. Então é Natal... A festa cristã do velho e do novo, do amor como um todo. Então bom Natal e Ano Novo também. Que seja feliz quem souber o que é o bem!”. Hoje resolvi começar meu último artigo de 2004 com este trecho desta música composta há muito tempo por John Lennon e Yoko Ono, conhecida e cantada pelo mundo todo nesta época “mágica” em que comemoramos o Natal e o Ano Novo. O Natal é celebrado, dentro de nossa Igreja, durante oito semanas. Este tempo é chamado de “Oitava de Natal”.
|
Mas, mesmo tendo quase 90% de cristãos em nosso país, onde 80% se dizem católicos, você já reparou que as pessoas estão, cada vez mais, esquecendo desta época do ano? Comece lembrando quantas e quantas casas enfeitavam suas fachadas com luzes, símbolos e até mesmo com presépios... Como era bonito ver as cidades completamente enfeitadas, não é mesmo?!?! Ande pela cidade! Veja como atualmente as pessoas não encontram mais tempo para isso... Uma ou outra residência raramente se “produz” para celebrar a festa natalina. As lojas e grandes empresas, sim, enfeitam suas vitrines e portarias com tudo o que se tem direito, com um único objetivo: vender no mês de dezembro o que não foi possível no ano todo... Até parece piada, mas é a realidade crua! É neste cenário “comum”, tomado pelo consumismo, que ainda não há lugar para o Filho de Deus. O aniversariante quase sempre fica de fora de sua própria festa e o seu projeto de um mundo de amor é deixado de lado. Será que estamos corretos em nos deixar influenciar por estas novas idéias? Com o Natal e as festas de final de ano, precisamos refletir sobre o sentido de Deus se fazer humano entre nós, como um novo modelo de humanidade. Vamos dar os primeiros passos e começarmos por nossas famílias, amigos e conhecidos? Um Feliz e Santo Natal a você e aos seus entes queridos! Que Jesus possa realmente renascer em nossos corações e que 2005 seja um ano das graças e maravilhas de Deus realizadas em abundância em nossas vidas... | |
Santa Cecília, rogai por nós! Rafael de Angeli rafael@canaldagraca.com.br Coordenador do Ministério de Música e Artes (RCC) da RP2 - Diocese de São Carlos-SP Ministério de Música Canal da Graça "Com Tua mão, oh meu Senhor, segura a minha, pois não me atrevo a um passo só sem Teu amparo, sem Teu apoio. Eu só iria fraquejar. Se Tua mão me segurar, eu correrei até voar".
|